Projeto de educação ambiental é apresentado com coquetel de lançamento e tem aprovação unânime
Na tarde de terça-feira, 16 de outubro, o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina apresentou seu mais recente projeto de turismo sustentável. Focado em educação ambiental, o “Embarque no Parque” tem como principal objetivo estimular os estudantes do ensino médio e fundamental a vivenciar atividades educativas fora da sala de aula possibilitando experiências práticas em contato direto com a natureza e com espécies da Mata Atlântica. Além disso, é uma oportunidade de proporcionar aos alunos momentos agradáveis de diversão através das várias atrações do Parque e do passeio pelos modernos bondinhos aéreos. Em um coquetel organizado especialmente para o lançamento, a diretoria e equipe do Bondinhos Aéreos Parque Colina reuniu diretores de escolas e representantes das secretarias de educação da região, formadores de opinião e outras autoridades, para a primeira apresentação oficial do projeto. Entre os presentes estaviveram: representando o Governo do Estado o diretor da Santur Flavio Agustini; representando o Prefeito de Nova Trento estava a Secretária de Educação Rosita Tridapalli e o Secretário de Turismo Eluisio Voltolini, e como representante do patrocinador – Vinícola Vô Luiz- esteve Marileia Tomazoni.
O projeto foi apresentado pelos coordenadores técnicos: a bióloga Fernanda Piazza e o turismólogo Rodrigo Bonecher, juntamente com os diretores Aristides dos Santos Junior e Juliana Tedesco dos Santos. O objetivo, segundo eles, é o turismo pedagógico, com conscientização da preservação da Mata Atlântica através de contato direto com a natureza para alunos das escolas da região. “Por meio de uma atividade diferenciada, trabalhamos com a união do turismo e educação ambiental evidenciando a necessidade de conservação de nossas espécies”, destacaram os diretores.
No passeio “Embarque no Parque, os estudantes são acompanhados por monitores durante todo o percurso, que inclui visita à cachoeira Nossa Senhora Aparecida e à trilha Mariana, para estudo da flora e fauna; subida até a Estação Colina através dos bondinhos aéreos; percurso em trilha ecológica em meio a Mata Atlântica; sessão de cinema 3D com filme de educação ambiental, e lanche.
Foi elaborado também um gibi ambiental para reforçar o conteúdo do projeto que será entregue a todos os alunos participantes no “Embarque no Parque”. Os locais para visitação foram cuidadosamente escolhidos para ilustrar a educação ambiental pela riqueza da diversidade natural. Ao final das atividades, cada aluno recebe um certificado de participação.
Podem participar escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental ao médio. As visitas devem ser pré agendadas pelo e-mail embarquenoparque@parquecolina.
Mais informações: www.parquecolina.com.br







